DIY - Duas maneiras diferentes de fazer tie dye

Cores vibrantes e muitas fotos no post de hoje. No tutorial dessa semana vou ensinar pra vocês duas maneiras diferentes de fazer tie dye, aquela velha e boa técnica de tingir tecidos, que a maioria de vocês já deve conhecer, já fiz alguns posts aqui no blog sobre o assunto (veja aqui).  Essa é uma das formas mais praticas de dar um up em alguma peça antiga e sem graça, da pra fazer várias misturas de cores em uma mesma peça, basta usar a imaginação.

É uma verdadeira raridade encontrar algum tecido sem estampa aqui em casa, sério gente, sou a louca das pinturas haha. Esses dias estava fazendo algumas arrumações e encontrei alguns tecidos de algodão, limpinhos sem estampas = muito amor, tratei de fazer arte haha. Essa mesma técnica também pode ser usada pra customizar camisetas, almofadas, lençóis, enfim, o que você quiser *_*.


A primeira técnica resultou em uma estampa cheia de quadrados, com certeza a minha preferida.

Materiais necessário:

Tecido de algodão
Tinta para tingir tecido na cor azul
Algumas liguinhas ou cordão para fazer as amarrações
Um pedaço de madeira  pequena e quadrada, ou qualquer outro objeto quadrado e resistente, o tamanho dessa madeira vai determinar o tamanho que ficará a sua estampa. No meu caso, eu usei um pedaço de mdf, não sei dizer se com papelão o efeito é o mesmo, porque nunca tentei e acho que TALVEZ não dê certo porque o papelão vai molhar quando mergulhar no tingimento, mas se alguém já tiver feito, deixa aí nos comentários pra gente saber.

O primeiro passo é dobrar o tecido conforme as imagens abaixo, num estilo zig zag até ficar do tamanho da madeira, depois é só amarrar as liguinhas. Em seguida prepare a tinta de tingimento e mergulhe o tecido por mais ou menos uns dois minutos, por ultimo  retire as liguinhas e coloque o tecido para secar. voilá estampa pronta!


Agora vamos para o segundo processo. Confesso que a minha primeira tentativa foi fail haha, porque as liguinhas se partiram na hora do tingimento e a estampa não ficou tão legal, então tive que repetir o processo, na segunda tentativa deu tudo certinho.

Materiais necessários:

Tecido de algodão
Tinta para tingir tecido na cor azul
liguinhas

O primeiro passo é dobrar o tecido ao meio, depois dobra ao meio novamente, conforme as imagens abaixo. Segundo passo é amarrar as liguinhas, três na parte de baixo e quatro na parte de cima, depois passa mais uma liguinha no meio, encolhendo todo o tecido, como mostra nas imagens.  Pra finalizar, mergulha o tecido no tingimento e deixa por dois minutos, depois retira as ligas e coloca para secar. voilá segunda estampa pronta!






Eu amei o resultado dos tecidos, com certeza pretendo fazer outros. Dá pra usar esse paninhos de várias maneiras, uma delas é usar como jogo xadrez, fica super charmosinho e descolado. Outra dica é usar como complemento da decoração, coloca-lo no centro da mesa, enfim, fica a seu critério escolher as melhores formas de usar.



Espero que tenham gostado do post de hoje, deu um mega trabalho pra fazer tudo isso haha e o post ficou enorme, mas valeu super a pena, adoro trazer tutoriais e novidades pra vocês. Não deixem de comentar o que acharam sobre essa dica. Alguém aí já fez algo parecido?

Beijão amores :*


13 comentários:

  1. Ai que mara, ficou muito top. Bju

    http://www.capricheinlife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Técnicas lindas, eu amei cada uma <3 Pena que sou mega desastrada pra esse tipo de coisa kkkk

    Beijos
    www.keithpappen.com

    ResponderExcluir
  3. Jana, amei o que ficou quadradinho.
    Perfeito pra quando a gente vai dar um jantar, como jogo americano <3

    Beijos, A.
    Blog Casa Cafeina | DIY e Decoração

    ResponderExcluir
  4. Que lindos! Fiquei encantada pelo quadrado, não conhecia essa técnica.. Acho que vou andar customizando coisas por aí. haha
    Beijos
    http://www.mufevblog.com/

    ResponderExcluir
  5. Ai Jana, que coisa linda adorei esse diy, vou tentar fazer.
    Bjs

    www.toobybetty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Caramba, ficou muito bacana! Costumo ter pavor de tie dye, mas quando algo é bem feito e com bom gosto não tem como não gostar. Ficou lindo e fiquei com vontade de fazer também, mas pra improvisar um jogo americano!

    Uma dúvida sobre a tinta pra tecido, tu usou com água fria ou morna? Lembro que uma vez usei e tive que esquentar a água, mas faz tanto tempo que nem sei se é assim mesmo.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são lidos antes de serem aprovados!